Imprensa
Notícias
Qui
04/12
Família do primeiro patrono grená recebe homenagem na Confraria

A Confraria Grená é um evento que vem crescendo a cada edição. Na noite de quinta-feira (4) aconteceu a 8ª edição, fechando o ano de 2015. Na oportunidade do jantar, a S.E.R. Caxias prestou homenagem para a família de Germano Pisani, o primeiro patrono do clube. Foram entregues uma placa e uma camisa para a filha Irma Luiza Moretto de Carvalho e o neto Newton Carvalho.

Germano Pisani nasceu em Caxias do Sul em 28 de novembro de 1903. Filho de imigrantes italianos, Antonio Pisani e Amélia Luiza Albé Pisani. É considerado o primeiro patrono da história da S.E.R. Caxias por todos os feitos realizados nos primeiros anos do clube.

Empresário, Germano Pisani foi proprietário da fábrica de Marmelada Caxiense e posteriormente da Madeireira Pisani. A ligação com o futebol surgiu quando tornou-se dirigente do Esporte Clube Rio Branco, que uniu-se ao Ruy Barbosa para a criação do Grêmio Esportivo Flamengo, em abril de 1935.

E o Flamengo visou sua grande paixão. Presidiu o clube em duas oportunidades: 1936 e 1941. Como vereador teve papel fundamental para a compra do terreno para a construção da Baixada Rubra, antiga casa grená.  

Germano Pisani não media esforços para tornar o Flamengo um clube cada vez mais forte em Caxias do Sul. Foi consultado na troca do nome para S.E.R. Caxias e deu seu total apoio.

Pisani também teve atuação destacada em outras áreas. Seu legado para a cidade é vasto. Participou da fundação do Hospital Pompéia. Vindo de uma família tradicional italiana, era católico fervoroso. É considerado como o maior benemérito da Igreja de São Pelegrino. Também foi o primeiro proprietário do Cinema Guarani.

Atualmente Newton Carvalho, neto de Germano Pisani, está pleiteando junto à Prefeitura de Caxias do Sul a nomeação de uma rua no bairro São Pelegrino em homenagem ao avô. Uma justa homenagem para Germano Pisani, primeiro patrono da S.E.R. Caxias e figura importante para a cidade de Caxias do Sul. 

S.E.R. Caxias: ser sócio faz a diferença!